Cattleya Walkeriana

Orquídea Cattleya Walkeriana

O que você precisa saber para cultivar a Orquídea Cattleya Walkeriana, mas mesmo que a sua orquídea não seja essa, algumas dicas são sempre úteis.

A Cattleya walkeriana chama a atenção no mundo todo, suas flores são lindas e podem ser encontradas em várias cores: alba (branca), semialba(branca com o labelo lilás), coerulea (de um tom azulado), rosada, lilás, púrpura…

CattleyaWalkeriana aprecia boa umidade do ar; 
Gosta de muita luminosidade, mas sem sol direto; 
Não gosta de substrato encharcado; 
Resiste a diferentes temperaturas, mas tem preferência por temperaturas entre 20 e 35 graus; 
Gosta de vaso que facilite a aeração, ou seja, com boa drenagem; 
Deve ser plantada em substrato que não absorva água por muito tempo.

Os vasos onde costuma ser mais cultivadas são os de barro e o cachepô de madeira, mas pode ser cultivada em vasos de plástico também (com boa drenagem). Escolha um local que seja arejado, que tenha uma leve brisa, mesmo que seja apenas por uma janela.
O local precisa ter ótima luminosidade, mas nunca raios solares diretos, pois suas folhas são delicadas e podem se queimar facilmente.
O material que você pode usar para plantá-la será o mesmo para qualquer orquídea epífitaNa natureza é comum acharmos essa espécie em pedras ou árvores próximas de lagos, rios, ou seja, em ambientes com ótima umidade do ar.
Para melhorar a umidade, sem deixá-la encharcada, basta colocar embaixo do vaso um prato com um pouquinho de água e bastante pedriscos ou pedra brita. É importante que o fundo do vaso não encoste na água.Vá repondo a água conforme o prato secar
Mas o ideal mesmo é tocar no substrato, enfiar o dedo mesmo, para sentir se ele está seco, não só em cima, mas no meio e no fundo do vaso.
Cattleya Walkeriana floresce geralmente entre os meses de abril e maio.
As flores são lindíssimas e podem durar até 30 dias!
É uma das orquídeas mais conhecidas mundialmente.
É muito comum o surgimento de vários brotos, e isso geralmente ocorre próximo ao final de julho, no mês de agosto ou início de setembro.
Nessa fase a espécie precisará ser regada em um intervalo menor de tempo, e você perceberá isso facilmente, pois o substrato se secará mais rapidamente que no restante do ano. Nessa fase de brotação, aconselho uma adubação de crescimento.
É comum, quando a orquídea está com mais de 6 bulbos, eu não recomendo dividirem os bulbos, as Walkerianas são muito sensíveis a esse processo.

Quando perceber que houve alguma mudança no crescimento, seja uma nova folha, nova raiz… pode começar a adubar.

Mas para quem for iniciante, poderá usar o adubo NPK 10-10-10, que é equilibrado, para manutenção. 
A adubação deverá ser feita até o começo da floração, quando a cápsula (espata) que abriga os botões está começando a se formar.. 
Os botões se abriram? Então, é só suspender e não adubar até cerca de 30 dias após a queda das flores. 
Assim evita que as flores caiam ou que a planta aborte os botões.
Conteúdo Protegido