Orquídeas

As orquídeas é um tipo de planta que apresenta belas flores, justamente por isto fascina muitas pessoas pela sua beleza e encanto. Para cuidar delas corretamente é preciso ter um conhecimento de algumas coisas essenciais, saber como regar, quantidade de luz, o que fazer contra as pragas, que adubos usar…

adubos

As Orquídeas se divide em 3 grupos diferentes. A diferença é relacionada ao tipo de crescimento entre cada tipo, você vai precisar identificar qual o grupo da sua orquídea para conseguir cuidar dela! Algumas crescem nas árvores, são as chamadas de epífitas, outras crescem na terra (terrestres) e o outro grupo cresce sobre rochas (litófitas). O tipo mais comum é o das epífitas, é o que tenho mais em casa então vou falar delas.
As orquídeas epífitas captam a umidade do ar, além disso também precisa de menos quantidade de luz por estar acostumada a sombras, a mesma coisa em relação a adubação pois não vive na terra, se você plantar a sua orquídea na terra, pode acabar sufocando e matando ela. E ao contrario do que dizem elas não são parasitas não causam danos as plantas sobre as quais crescem. Você precisa escolher o melhor local que vai colocar a sua orquídea para que ela cresça saudável. As pessoas acham lindo colocar um vaso de orquídeas em uma mesa no centro da sala, porém não é nem de perto é o lugar mais adequado, outros colocam próximo a janelas é uma opção.  Mas alguns tipos de orquídeas precisam de condições diferentes e requer que você crie uma área dedicada especialmente para o cultivo. Quando a sua orquídea chegar em casa…De uma olhada no recipiente que ela esta plantada. Se sua orquídea veio em um cachepô sem furos… é necessário replantar para um vaso com furos para ter uma boa drenagem.Toda orquídea morre afogada se ficar com suas raízes imersa na água.
Quando alguém compra uma orquídea e não consegue fazer ela florescer o conselho mais ouvido pelos cultivadores é de que você deve dar mais luz a elas. O florescimento não depende só disso, as orquídeas na natureza recebem luz durante todo o dia mas não de forma direta, recebem “luminosidade filtrada”, elas precisam deste “filtro” na iluminação para crescer bem. Escolha um local em casa ou no apartamento perto das janelas, porém de uma forma que não fiquem expostas diretamente ao sol. Só é preciso tomar cuidado de levar as plantas pra dentro caso você more em uma região muito fria que fica com temperaturas abaixo de 15 graus ou noite com geada.

– Se elas começarem a ficar com as folhas amarelas é sinal de que o local está com excesso de luz.
– Se as folhas começarem a ficar verde escuro é sinal de que está faltando luz no ambiente e como consequência as folhas podem ficar mais longas e ela pode não florescer.
– Quando a iluminação for adequada as folhas sempre vão estar verdes claro com tamanhos similares e brilhantes.
Se você deixar elas fora de casa na varanda do apartamento elas já vão estar vivendo esta variação naturalmente, só é preciso tomar cuidado de levar as plantas pra dentro caso você more em uma região muito fria que fica com temperaturas abaixo de 15 graus ou noite com geada. Se você é fumante e ama suas plantas, nunca fume perto delas. Os iniciantes tem muitas dúvidas a respeito de como regar as plantas. Aqui também tem um segredinho bem simples: regar apenas quando o substrato estiver seco.

uso galão para colher água da chuva e regar as minhas orquídeas.

Outra dica importante: a frequência para regar vai depender da temperatura e umidade do ambiente. Você só deve regar quando o substrato estiver seco, porém lembre que nos dias de sol forte e muito calor a água evapora bem mais rápido. Use o método tradicional, basta pôr o dedo aproximadamente 2 centímetros dentro do substrato para sentir a umidade, se estiver seco é o momento de regar.

Os nomes das orquídeas são dados em latim ou grego clássicos, línguas mortas, para que sejam os mesmos no mundo inteiro e nenhuma língua viva prevaleça sobre a outra. Segundo convenção cientifica, nomes de gêneros e espécies devem ser escritos em Itálico.
As minhas orquídeas ficam penduradas numa varanda, la coloquei telhas de vidro para aumentar a luminosidade assim elas ficam protegidas dos ataques de caracóis da chuva e do sol.
Conteúdo Protegido