Manacá da Serra no vaso

Manacá da Serra no vaso
A germinação por sementes é trabalhosa mais se você quiser tentar siga as minhas dicas, é igual ao da quaresmeira. 

  os pequenos frutos são duros, semelhantes a coquinhos, que portam sementes finas como grãos de areia. Peguei os frutos e com cuidado retire as sementes, coloquei para germinar num recipiente com areia úmida e tampei, esperei…

Demorou +- 20 dias! as mudinhas são tão pequenas que da medo de quebrar. 


Esse Manacá é diferente do Manacá de  cheiro, o Manacá da Serra tem flores maiores e não tem cheiro penetrante. Quem nunca viu um Manacá-da-serra florido: com flores que nascem brancas, ficam rosadas e morrem roxas, essa árvore de pequeno a médio porte atrai os olhares em um jardim. Por ter essa variação de florada num único galho. A variedade anã, que chega a 3 m, é muito indicada para cultivo em vasos e faz um bonito conjunto com quaresmeira e Manacá-de-cheiro, seus parentes próximos, embora não tenha as folhas ásperas da primeira nem o perfume penetrante da segunda.

Um pouco sobre o Manacá, típico da Mata Atlântica brasileira, o Manacá-da-serra vegeta a mata litorânea dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Gosta de sol pleno e substrato arejado (uma parte de terra vegetal, uma parte de composto orgânico e duas partes de areia), de preferência ligeiramente ácido. Regue com frequência, especialmente mas épocas mais quentes do ano. Floresce de novembro a fevereiro.
Conteúdo Protegido