Trocar a orquídea de vaso?

Está com dúvida se esta na hora de trocar a sua orquídea de vaso!


Observe o vaso, as raízes estão saindo para fora.

Esse é momento para trocar de vaso e substrato, espere a queda das flores, essa é a fase que a sua orquídea entra no período de descanso.

Só troque de vaso se sua orquídea for do gênero: CattleyaOncidium e Laelia e elas têm o crescimento simpodial. (crescem para os lados).
Catteya

Oncidium Chuva de ouro
Laelia


Tem gente que gosta de dividir a orquídea antes de transplantar. Eu particularmente gosto de vasos cheios, só quando está super-lotado de pseudobulbos é que faço a divisão.Tire sua orquídea do vaso com cuidado, (nesse momento aproveite para limpar a sua orquídea em água corrente com auxílio de uma escova de dentes com cerdas macias, escove as folhas e pseudobulbos e corte as raízes secas.

coloque o substrato novo na água com enraizador e reserve (como preparar: coloque água em um pote, aqueles de sorvete de 2 l, coloque apenas 1 l e 1/2, de água filtrada e 1 tampinha de enraizador).

prepare o vaso se ele for usado,  lave antes com água sanitária e só depois replante a sua orquídea.

Se optar pela divisão, lembre o número de pseudobulbos que ficarão para cada divisão. Tem que deixá-la com de três pseudobulbos em cada divisão.

No caso da Phalaenopsis (que crescem para cima) se o vaso estiver em boas condições não troque o vaso, só o substrato.

Conteúdo Protegido