Pulgões

Fatores que favorecem a presença de pragas nas Plantas
Umidade ambiente elevada;
Altas temperaturas;
Pouca ventilação
Ausência de predadores.

Não deixe de observar sua orquídea ou plantas diariamente, quanto antes você descobrir algum problema mais fácil será de resolvê-lo. Medidas preventivas são sempre mais eficientes e econômicas que as curativas! Sou contra usar veneno nas minhas plantas, Eu gosto de alternativas naturais para combater o problema.

pulgões
Caso os pulgões sejam pouco, pode-se retira-los através de catação manual. Uso uma escova dental de cerdas macias para tirar eles e depois pulverizo óleo misturado com água.
cochonilhas
O controle das cochonilhas, também pode ser realizado através de aplicações de óleo mineral ou vegetal. Plantas atacadas pelas cochonilhas, tem que fazer uma limpeza com uma escova dental de cerdas macias.

Diluir (1ml) parte de óleo (soja, etc.) em 100ml partes de água. 

1 ml de óleo 100 ml de água. 
Pulverizar sobre a planta.
As aplicações devem ser realizadas nas horas de menor insolação.

Óleo misturado na água além de dar brilho nas folhas é um ótimo repelente de insetos. Pulverizar nas folhas, cada 15 dias.

Também costumo usar sabão: 
1 colher (sopa) de sabão raspado + 5 litros de água. Misture com a água agitando bem até dissolver o mesmo. Deve ser aplicada sobre as plantas com o auxílio de pulverizador ou regador. Cada 7 dias.

Algumas plantas possuem a propriedade de repelir agentes nocivos, já outras plantas funcionam como um abrigo aos inimigos dos insetos.

Canelaem pó é ótimo como cicatrizante, quando faço as podas no meus Bonsais e orquídeas.
Hortelã próximo da sua orquídea repele formigas, evitando que você precise aplicar produtos.

Cebolinha verde é capaz de repelir pulgões e lagartas.


(deixe um vasinho dessas plantas perto das suas orquídea).

Conteúdo Protegido