Pitanga no vaso

 

Comum a todas as sementes: catar e lavar bem a semente. 

Deixar de molho submersa em água limpa por 8 horas,  para sair da dormência.

Manter em ambiente sombreado nos primeiros meses de vida. Assim que começou a aparecer a raiz, plante em mini vasinhos com na terra.
Para um pé de Pitangueira você vai precisar ir trocando de vaso conforme a planta for crescendo. Quanto menos você mexer nas raízes, maiores a chance de a muda vingar. Escolha o local em que pretende colocar a sua Pitangueira, onde bata bastante sol e ela tenha espaço para crescer.
As sementes de pitanga tem boa germinação e cresce rápido dependendo do diâmetro e altura do vaso, pode atingir 2 metros de altura.  O vaso deve ter uma boa quantidade de matéria orgânica e húmus de minhoca, que deve ser parcialmente renovado todo ano. O vaso deve ter, pelo menos, 50 litros. Deve-se irrigar frequentemente, mas sem deixar encharcado. Após a colheita dos frutos, é recomendável fazer uma poda. Elimine o excesso de ramos do interior da copa e reduza os galhos muito longos.

Própria para clima quente e úmido, a pitangueira fica bem em vaso, precisa de sol pleno e ser regada constantemente. Sensível ao frio, não suporta geadas.  Floresce entre o final do inverno e início da primavera.
                                    Os frutos surgem depois da florada.
nessa foto doei varias sementes de Pitanga para dar de lembrancinhas no IX Prêmio AEXAM Barão de Mauá.Bonsai de Pitanga: mantenha em vasos rasos próprios para bonsai, ela deve receber sol diretamente em suas folhas. Na primavera, quando a temperatura normalmente já ultrapassa esta (antes das 10hs e depois das 16hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a. Uma janela em local arejado. A Jabuticabeira como todas frutíferas tem que tomar pelo menos 4 horas de sol para sua floração e a frutificação.
Regas: Regar um bonsai é molhar toda a terra que está dentro do vaso. Coloque água potável por cima da terra em toda a superfície até que comece a sair por baixo nos orifícios do vaso. No Calor pode-se molhar também a copa e galhos. Já a frequência dependerá principalmente do tamanho do vaso e das condições climáticas como temperatura e umidade do ar. Os vasos até 30 cm de comprimento e vasos muito rasos devem ser regados todos os dias quando a umidade do ar estiver baixa em vasos maiores, geralmente um bonsai não fica mais do que dois dias sem água. Vale colocar a ponta do dedo para verificar a umidade da terra. Adubação:O bonsai de Pitangueira vive em vasos pequenos, a árvore poderá consumir todos os nutrientes da terra depois de um tempo, então teremos que repor estes nutrientes por meio de adubos. É preciso adubar principalmente nas épocas de grande crescimento das plantas a adubação deve ser feita sem exageros. Tem adubos próprios para Bonsai em Garden Use sempre as dosagens recomendadas.





 

 

Conteúdo Protegido