Guia Phalaenopsis

Originário de países da Ásia Tropical (Filipinas, Indonésia, Malásia, Sumatra, China e Taiwan), normalmente encontradas na natureza presas em troncos de árvores sob proteção de suas copas, em ambientes que lhe ofereçam boa luminosidade, as orquídeas Phalaenopsis tem folhas largas não gosta de sol direto, gosta alta umidade do ar. São as Orquídeas mais fáceis de serem cultivadas dentro de casa ou mesmo em apartamentos perto de janelas.
A orquídea Phalaenopsis existe também o tipo miniatura. Muito florida, essa planta recebe destaque por possuir cores intensas e variadas, como se tivessem sido pintadas à mão. As miniaturas atingem aproximadamente 30 cm e são ideais para serem cultivadas em locais pequenos, como apartamentos e escritórios.

Não é fácil retirar uma muda de um Phalaenopsis, é preciso esperar que a planta mãe solte um broto lateral e que este desenvolva raízes próprias para só então separar esta nova plantinha de sua “mãe”, como mostro nessa foto, espere até ter 3 raízes para separar da planta mãe.
broto com raiz


Se dão muito bem em vasos de plástico de preferência transparentes com qualquer tipo de substrato, tais como xaxim, fibra de coco, musgo, casca de pinus, desde que guardados os devidos cuidados que se deve ter quanto à rega e periodicidade de troca de cada substrato. Nunca deixe o vaso dentro de um prato com água, pois isto pode provocar o apodrecimento das raízes e matar a planta.
Os vasos transparentes são os ideais, mais se você não tiver pode ser um vaso de qualquer cor, não é fácil de achar os vasos transparentes para comprar.

Cada 2 anos é bom trocar o substrato da sua orquídea, ele fica velho e azedo…

Siga essas etapas: 

  • Espere cair todas as flores e com cuidado tire a orquídea do vaso corte as raízes secas e podres;

  • limpe a orquídea com pincel macio;
  • prepare o vaso, coloque cascalho no fundo para drenar a água;

  • Coloque a orquídea no centro de vaso (no caso da Phalaenopsis que cresce para cima);

  • Aos poucos vá colocando o substrato e pronto daqui +- 6 meses sua Phalaenopsis vai te presentear com nova florada.

Esta com dúvida na hora de regar a sua orquídea? 
Eu uso o dedo, coloco o meu dedo no meio do substrato para sentir se esta úmido, se esta! ainda não é a hora de regar.
Nunca molhe as folhas e principalmente não deixar água acumulada na base delas, principalmente em dias mais frios, pois isto pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem matar a planta em poucos dias ou semanas. Nos dias mais quentes, você poderá regar a planta pela manhã ou final da tarde, e pulverizar o ambiente no decorrer do dia, deixando o chão mais úmido.
Embora aceitem quase todos os tipos de clima, os Phalaenopsis preferem climas mais quentes, sem temperaturas extremas, onde se desenvolve melhor e com maior rapidez. Este gênero não suporta muito frio, em temperatura inferior a 17°, ela não irá se desenvolver, ou terá seu crescimento lento e sem flores.

Dentro de casa ou em apartamentos, o local ideal é perto de uma janela. Essa é a luminosidade que ela precisa! Pode ser colocada em árvores, sob a sombra de sua copa.
Respondem melhor à adubação química tanto foliar quanto radicular, mas aceitam também adubos orgânicos. São plantas de crescimento rápido e contínuo e, portanto, devem ser adubadas durante todo o ano.
Procure não molhar as folhas e principalmente não deixar água acumulada na base das folhas em dias mais frios, pois isto pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem matar a planta em poucos dias. Tenha cuidado ao manusear as plantas, pois por suas características, suas folhas se quebram com facilidade.

As flores da Phalaenopsis chegam a durar 3 meses, ao contrário de outras que duram dias ou poucas semanas. A floração ocorre mais na época do inverno, a queda de temperatura induzirá a formação da haste floral, mas como o ser humano adaptou ambientes e espécies para ter florações durante o ano todo, a sua orquídea pode florescer em outras épocas E é comum ver Phalaenopsis com duas florações durante o ano.
Uma dúvida comum é o que fazer depois da queda das flores. Tem quem aconselhe a cortar de 3 a 5 cm da base da orquídea (próximo as folhas) e há quem aconselha cortar acima do terceiro nó. Há ainda, aqueles que dizem que não se deve cortar a haste. Eu prefiro não cortar, só corto o pedaço que está seco, em +-8 meses ela vai florir novamente na mesma haste.
Então cuidar de sua Phalaenopsis é fácil, basta ter ambiente com boa luminosidade e sem a incidência de luz direta do sol, pois suas folhas são sensíveis ao sol e podem ficar queimadas após algumas horas de exposição ao sol intenso. Lembrando que ela não precisa de sol para crescer e florescer, apenas de luminosidade. As minhas ficam na área coberta. Escolha um local bem iluminado e ventilado. Evite ambiente com ar condicionado, pois as plantas podem desidratar e morrer nestes ambientes.

Conteúdo Protegido