Guia Oncidium

A grande maioria das espécies é epífita, vivem fixadas nas árvores, mas também existem terrestres e rupícolas (vivem em pedras).

Seu cultivo é comum em vasos de barro, sempre com excelente drenagem, ou em placas de peroba, sempre com água abundante durante todo o ano.

FLORAÇÃO

Suas flores são pequenas, delicadas e muitas vezes perfumadas.

Os tons mais comuns são: amarelo, róseo, branco e castanho.

A durabilidade da floração varia de uma semana a 40 dias, dependendo da espécie de Oncidium.

Quando a flor possui aroma, costuma ser bastante acentuado, como é o caso da orquídea Oncidium Sharry Baby a orquídea chocolate, que quando está no auge da floração, exala cheiro de chocolate que chega a abrir o apetite.

A época de floração varia de espécie para espécie.
 
Oncidium Sharry Baby – conhecida como Chocolate
CULTIVO
É impossível ditar regras de cultivo que sirvam para toda orquídea Oncidium, pois existe uma variação muito grande devido ao grande número de espécies.
De modo geral, o cultivo desta planta é extremamente fácil: precisam de boa circulação do ar, luminosidade de 50% e boa umidade do ar.
É importante destacar que apreciam mais a umidade do ar elevada do que o substrato molhado. Outra informação relevante é que se mantidos em ambientes de pouca ventilação ou com plantas muito aglomeradas, tem grande facilidade de serem atacados por fungos e bactérias.
ADUBAÇÃO
De modo geral, a orquídea Oncidium aceita bem a adubação tanto química como orgânica.
Aconselho sempre para quem está começando o cultivo a optar pela química, do tipo foliar, pois é mais difícil errar a forma de adubar.
REGA E SUBSTRATO
A rega da orquídea Oncidium deve ser feita ao entardecer, pois ele gosta de passar à noite úmido.
As orquídeas Oncidium se adaptam bem a vários tipos de substratos, desde pedaços de casca de pinus, e até troncos de parreira. Nos casos de fixar em tutores vivos ou pedaços de árvores, é aconselhada a rega diária.
No meu caso dos vasos, optei pelos vasos de plástico, o substrato mais indicado é a mistura do musgo esfagno + casca de pinus. No caso desta mistura, a rega deve ser controlada, apenas molhar quando estiver quase seco, pois este musgo retém bastante umidade.
Eles gostam bastante da boa umidade do ar. Para manter o ambiente mais úmido, basta molhar o chão próximo da sua planta.
As regas deverão ser intensificadas no período de crescimento.
REPLANTAR E DIVIDIR MUDAS
São plantas fáceis de serem replantadas e podem ser divididas para obtenção de novas mudas. Particularmente prefiro não separar os brotos, acho que o efeito visual de uma planta adulta com várias frentes, apresentando diversas hastes forais ao mesmo tempo.
Conteúdo Protegido