Tinhorão

Caladium bicolor

nome popular Tinhorão (foto Glaucia)

A minha amiga Glaucia me deu duas mudinhas dessa folhagem linda! conhecida como Tinhorão (nome popular), Caladium (nome cientifico). O Tinhorão pode ser encontrada no Brasil e áreas vizinhas.

 
ela é pequena e ainda não tem as manchas…
São plantas que de folhas grandes, rajadas ou pintalgadas, com duas ou mais cores e as tonalidades vai de branco, verde, rosa ou vermelho. As inflorescências (flores) são muito parecidas com as do lírio-da-paz, sendo brancas ou esverdeadas e podem ser pintalgadas como as folhas. A floração ocorre no verão. 
Podem ser plantadas para a formação de maciços e bordaduras, em vasos e jardineiras. Durante o inverno o Caladium (caládio) entra em repouso, quando chega a primavera emite novas brotações.
Podem  ser cultivados em pleno sol ou meia-sombra, de acordo com a variedade. O substrato deve ser fértil, e enriquecido com matéria orgânica, as regas devem ser regulares, sem encharcar. 
Multiplica-se por separação dos bulbos quando a planta entra em repouso (período no ciclo de vida no qual o desenvolvimento é temporariamente suspenso).
Conteúdo Protegido