Pimenteira

Estou cuidando de uma pimenteira! “Prof. Norberto”

ela perdeu todas as folhas e as pimentas estão todas maduras e caindo.
Pesquisando na internet vi que ela volta a brotar e dar frutos novamente…

Tem coisa mais prática do que ter uma pimenteira à sua disposição, dentro de casa, ou na varanda. A pimenta é um dos temperosmais apreciados, o conjunto harmonioso entre o verde-escuro das folhas e o carmim (ou mesmo o amarelo) é lindo!
as sementes

Vou fazer a germinação das sementes, coloquei na água para sair da dormência. 

Depois coloque as sementes em bandejas de isopor ou plástico, ou mesmo em copos plásticos, com terra fofa (ou vermiculita) para uma boa drenagem.



sementes brotando..



vermiculita

A germinação ocorrerá de 15 a 20 dias, mudinhas devem ser plantadas no vaso quando apresentarem de 4 a 6 folhas. O plantio de pimenteiras é fácil, mas é preciso que se sigam algumas regras.

Escolha um vaso cerâmico de tamanho médio e preencha-o com terra vegetal leve, fértil e com boa capacidade de drenagem.
Mantenha o substrato sempre úmido, sem encharcar. A pimenteira já estará pronta para sua primeira floração quando atingir cerca de 15 centímetros de altura, pois as raízes já estarão desenvolvidas e as folhas, viçosas e bem distribuídas. As primeiras pimentas começam a brotar cerca de dois meses após a floração, mas se o clima for favorável – água na medida certa e calor (garanta o mínimo de seis horas de insolação diária, direta ou não)
Recomenda-se a poda das pimenteiras após a frutificação para melhor desenvolvimento dos brotos.

A ideia é ter um cultivo orgânico, então não aplique nada químico!


Minha horta de casa: o que fazer para combater os bichinhos?
Para manter a horta saudável, pesquisei alguns métodos, que não agridem a horta e que continuam nos garantindo alimentos orgânicos de qualidade.
Cobrir de palha ou casca de pinus: Distribuir palha ou casca de pinus pela sobre a terra retém a umidade, evita ervas daninhas e algumas pragas. Eu tenho na minha e funciona.
Plantas protetoras: Algumas plantas ajudam no controle das pragas, devemos cultivá-las próxima. Isso ajuda também no combate às pragas e aproveitamento do solo.
Manjericão
Alho (para proteger o pé de tomate)
Alecrim
Cravo-de-defunto: protege o solo e espanta insetos
Coentro:
Gerânio:
Citronela:
Anis:
Capuchinha:
Losna:
Rotação de culturas: Sempre que colhemos algo, devemos alternar o plantio naquele local. De preferência com uma hortaliça de outra família. Assim, evitamos infestação de pragas e também aproveitamos melhor os nutrientes do solo.

Adesivo: Eu uso, existem vários tipos de adesivos com diversas finalidades. Eles possuem uma substância pegajosa para a captura de insetos. Antes de adquirir um, procure se informar com um profissional.
Use essas dicas:
Evite encharcar o solo;
Mantenha o solo coberto;
Faça controle manual dos insetos, retirando as partes atacadas;
Utilize produtos naturais para o controle dos insetos.



Conteúdo Protegido