Manacá de Jardim

Manacá de Jardim que virou um borboletário!
 
Todo ano eu ficava esperando o Manacá de cheiro dar flor! De vez de flor, “brotava” lagartas! não tive coragem de matá-las, fui deixando. O Manacá ficava só no talo, e as lagartas cada vez maiores e gordas, em mais ou menos em 1 mês elas se transformam em casulos como na foto.
 
E depois nascem essas borboletas!Essa foto tirei logo após a borboleta sair do seu casulo enquanto secava as asas para dar o seu primeiro voo e começar todo ciclo novamente! Elas não fazem mal a planta, o Manacá se recupera e brota folhas novamente.
 
Um pouco sobre o Manacá: Nativa da Mata Atlântica, esses arbustos de flores brancas e roxas e podem ser cultivados em vasos.Seu perfume é bem forte, deve-se ter o cuidado de não plantá-lo próximo a dormitórios de pessoas mais sensíveis.
 
Além de disseminar seu odor característico, o Manacá é conhecido por atrair borboletas, a “borboleta do manacá” (Methona themisto), que se desenvolve exclusivamente nas folhas dessa planta. Portanto não se assuste se “brotarem” lagartas, além de flores de sua arvorezinha. Elas não fazem mal a planta, portanto, evite destruí-las. Parecido com uma pequena árvore, a copa que pode atingir de 2 a 3 metros de altura e até 2 m de diâmetro. Seus ramos são densos e suas folhas ovaladas, lisas e verde escuras. É uma planta de zonas tropical e subtropical, adaptada a climas quentes. Mas tem um melhor desenvolvimento em zonas onde há grandes diferenças de temperaturas (dias quentes e noites frias). A floração, ocorre na primavera e verão. O cultivo do manacá é feito através sementes, por estaquia ou – simplesmente – pelo transplante de mudas que surgem das raízes de um exemplar maior.

Conteúdo Protegido