Jabuticaba

Primeiro retirei a polpa que recobre as sementes, é meio trabalhosa usei um guardanapo para elas não escorregarem e ficou assim. Coloquei as sementes no pires, esperei secar por 2 dias, depois coloquei num recipiente com tampa um pouco de água para germinar (gosto de usar a germinação para ajudar a semente a sair do estado de dormência). Esperar para ela soltar a raizinha e replantar na terra, de boa qualidade e adubada (demora…), diretamente em recipientes individuais contendo substrato. A germinação demora em 30-60 dias e a germinação geralmente é baixa, de 11 sementes só consegui fazer 3 mudas.
Manter as mudas de jabuticaba em ambiente sombreado nos primeiros meses de vida. Assim que começou a aparecer a raiz, coloquei na terra e aí muita calma…. O desenvolvimento das mudas de Jabuticaba é leeennntoooo, não ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 10 meses ela tera de 15 a 20cm.
 
Quando a mudinha ficar assim com três a quatro folhas, você pode escolher fazer um bonsai, outer um pé de Jabuticaba e colher os frutos, se for a segunda opção melhor ter muita paciência, elas demoram mais 10 anos para dar frutos. Se você tem pressa é mais aconselhável comprar uma muda adulta numa loja de jardinagem, compre a muda já produzindo frutos. Você pode se interessar por esse assunto. AQUI
 

Agora se você, é que nem eu, gosta de ver as sementes germinarem e plantar, vale a pena esperar, eu esperei 6 anos para meu pé de Pitanga dar frutos e 10 anos para meu Ipê Roxo florir. Para uma Jabuticabeira você vai precisar ir trocando de vaso conforme a planta for crescendo. A Jabuticaba é nativa do Brasil, ela costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. A espécie é encontrada de norte a sul, a palavra Jabuticaba é tupi e quer dizer “fruto em botão”. Desde que haja meios de irrigação, o cultivo de Jabuticabeiras pode ocorrer o ano todo. Para o plantio retire a muda do vaso, tente manter o torrão de terra e raízes como ele está, sem esfarelar. Quanto menos você mexer nas raízes, maiores a chance de a muda vingar. Escolha o local em que pretende colocar sua Jabuticabeira, onde bata bastante sol e ela tenha espaço para crescer. Faça uma cova com o dobro do tamanho do vaso em que ela estava e encha metade com uma mistura de 2 partes de terra preta, 1 parte de areia e 1 parte de composto orgânico (pode ser também húmus de minhoca). Centralize o torrão na cova de modo que a base da planta fique na altura do solo e não muito afundada no buraco. Complete o entorno com a mesma mistura de terra, aperte suavemente para firmar e regue nos próximos dias, até que a muda tenha soltado novas folhas. São necessárias apenas as podas de formação e de limpeza. Deixe a copa a 80 centímetros do solo e sem galhos secos e doentes para receber luz e ar em seu interior.Para o Bonsai de Jabuticabeira: mantenha em vasos rasos próprios para bonsai e siga essas dicas: ela deve receber sol diretamente em suas folhas, normalmente seu crescimento é lento em temperaturas baixas. Quando a temperatura estiver abaixo de 10oC, devemos protegê-la colocando-a em locais onde o vento frio não a atinja. Na primavera, quando a temperatura normalmente já ultrapassa esta faixa, devemos colocá-la em local onde a mesma possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10hs e depois das 16hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a. Uma janela em local arejado. A Jabuticabeira o sol é indispensável para sua floração e a frutificação.

Regas: Regar um bonsai é molhar toda a terra que está dentro do vaso. Coloque água potável por cima da terra em toda a superfície até que comece a sair por baixo nos orifícios do vaso. No Calor pode-se molhar também a copa e galhos. Já a frequência dependerá principalmente do tamanho do vaso e das condições climáticas como temperatura e umidade do ar. Normalmente vasos com até 30 cm de comprimento e/ou vasos muito rasos devem ser regados todos os dias quando a umidade do ar estiver baixa e a temperatura acima de 20oC. Cuidado com os extremos: Em dias de muito calor (acima de 30oC) regue duas vezes ao dia. Em dias de muito frio (abaixo de 15oC) regue a cada dois dias. Vasos maiores do que 30 cm, normalmente a frequência de rega é menor, mas tome muito cuidado, geralmente um bonsai não fica mais do que dois dias sem água. Vale a “observação constante”, tanto do clima quanto da umidade da terra. A verificação da umidade da terra pode ser feita facilmente colocando o dedo na terra. Da primavera ao outono o crescimento da Jabuticabeira é muito intenso e isso faz com que o consumo de água neste período seja abundante. No inverno o consumo é moderado.
Adubação: O bonsai de Jabuticabeira vive em vasos pequenos, a árvore poderá consumir todos os nutrientes da terra depois de um tempo, então teremos que repor estes nutrientes por meio de adubos. É preciso adubar principalmente nas épocas de grande crescimento das plantas a adubação deve ser feita sem exageros para principiantes uma adubação muito simples usando TORTA DE MAMONA e FARINHA DE OSSO, devem ser usados sempre separadamente numa frequência bimestral, ou seja, se usar TORTA DE MAMONA em janeiro, somente irei adubar novamente em março com FARINHA DE OSSO. E assim teremos 6 aplicações anuais. Use sempre as dosagens recomendadas. Caso não haja indicação para dosagens referente ao bonsai, use metade da dose recomendada para vasos pequenos em períodos de crescimento (quando a Jabuticabeira estiver brotando) O adubo mais indicado, N-P-K (Nitrogênio – Fósforo – Potássio) na ordem de 04-14-08, podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra.


Conteúdo Protegido