Ipê

Ipê uma explosão de cores

A floração dos ipês anuncia a primavera no Brasil. No final de agosto ou começo de setembro, as cidades e os campos são tomados por uma sucessão de cores. Primeiro são os roxos, depois os amarelos, os brancos e finalmente os rosas. Cada árvore fica florida durante uma semana, aproximadamente. Então as flores caem, dando um colorido especial ao chão.
 

Ipê branco ainda com as folhas antes de florir…Esse Ipê Branco ganhei da minha filha, estava plantado num vaso como não tinha mais espaço para ele se desenvolver, doei para a Escola de Engenharia Mauá, assim posso acompanhar o crescimento dele… já passou do meu tamanho…rs esse ano é a 2ª. florada dele.


2015 com uma flor…

Já em 2016 contei umas 10 flores…

O Roxo é o quem mais demora para dar flor. 
O Amarelo com 2 anos já da a sua primeira florada.
muda Ipê Amarelo com 7 meses

Esse é meu Ipê Amarelo, a primeira floração foi em setembro de 2014, depois que todas as flores caem, vem as vagens.

Elas ficam até outubro na árvore amadurecendo e no começo de dezembro as vagens começam a abrir e soltar as suas sementes no chão, hora de colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completarem sua abertura e liberação das sementes. As sementes devem ser postas para germinar, logo que colhidas, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando alcançarem 3-5 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 5 meses.
As vagens deles são bem parecidas só muda a cor.
Ipê Amarelo
Ipê Amarelo 2019. Este está cheio.
Conteúdo Protegido