Guia Dendrobium

Orquídea Dendrobium tem flores coloridas,  ela é conhecida como olho-de-boneca pelo miolo escuro da flor.
Dendrobium cheio de botões se preparando para florir…As orquídeas Dendrobium precisam ser enganadas para florir! (ela tem que pensar que está morrendo…)
Depois da florada deixar a orquídea descansar…quando começar nascer novos brotos comece a adubar novamente, com adubo para crescimento.

Siga essas dicas..
Rega: 1 vez por semana com flor;
2 vezes por semana sem flor até maio. 
A partir de maio regar a cada 10 dias.

Adubação: adubar com adubo químico a cada 15 dias, e adubo orgânico (bokashi) a cada 3 meses. 
A partir de maio é necessário diminuir a rega da orquídea Dendrobium para causar um stress (ela pensa que vai morrer) e incentivá-la a florescer.
Na fase de crescimento devemos aumentar bem a umidade do ar. 
Dica: Coloque bandejas, ou formas com pedrinhas e fio de água para aumentar a umidade!
 
Nessa foto a orquídea Dendrobium esta com Keiki.
 Keiki é um nome de origem Havaiana, que significa bebê (ele nasce grudado no bulbo das orquídeas Dendrobium, Phalaenopsise Epidendrum…
Quando nasce um keiki pode indicar que a sua orquídea está com pouca iluminação e muita água…
Quando o Keiki crescer como nessa na foto, você espera ele ter no minimo três raízes para plantar em outro vasinho.


Rega: A rega deve ser dividida em duas fases:
Crescimento – quando surgem novos brotos e raízes. A planta precisa de muita água, ao redor de 3 vezes por semana.
Repouso – entre abril e agosto ela entra em repouso, por isso é preciso regar menos, uma vez por semana é suficiente. Apesar de não receber rega, a umidade do ar deve ser elevada. Você pode umedecer o chão ou o ambiente onde ela está.
Época de floração: na primavera
Adubação: adubar com adubo químico a cada 15 dias, e adubo orgânico (bokashi) a cada 3 meses. A adubação deve ser frequente nos meses de crescimento.

Dendrobium Thyrsiflorum

A orquídea Dendrobium Thyrsiflorum é uma das favoritas dessa família, pela beleza dos seus cachos e flores, rápido crescimento e entouceiramento.

Ela é de clima ameno, com diferentes cuidados dependendo da estação do ano.

Primavera e Verão: Deve ficar em ambiente com temperaturas entre 15 e 35ºC e sombreamento de 50%, um local com muita luminosidade natural, mas sem luz solar direta. Só se deve regar depois do substrato secar, e uma adubação regular para ajudar no crescimento. Lembre-se de manter uma boa umidade no ar.

Outono: Você começa a diminuir a quantidade de água e adubo gradativamente. 

Inverno: As temperaturas baixas (abaixo dos 10ºC) estimulam a floração. As regas são ocasionais, apenas para não desidratar os bulbos.

A orquídea Dendrobium Thyrsiflorum pode ser cultivada em árvores, placas, vasos de barro ou plástico. Tente usar um substrato mais grosso, ou com maior quantidade de carvão ou macadâmia, para facilitar o escoamento de água, e não deixar as raízes úmidas por muito tempo.
Orquídea de origem do sudoeste asiático, chama atenção pela abundante quantidade de flores e pelo seu rápido crescimento e entouceiramento.
É uma orquídea epífita, (que pode ser amarrar na árvore). Mas ela também sobrevive em vasos. O ideal é que quando cultivado em vaso, o substrato seja grosso para facilitar a aeração, ou seja, ele deve permitir a secagem o mais rápido possível, evitando que as raízes fiquem úmidas por muito tempo. As raízes precisam se secar rapidamente e completamente entre as regas!
Sua floração acontece no fim do inverno e começo da primavera. Esta espécie, assim como grande parte do gênero Dendrobiumprecisa de muita ventilação e floresce se ficar em local bem iluminado.
Conteúdo Protegido