Guia Cattleya



As Cattleya não apresentam grandes dificuldades de cultivo. São plantas que bifurcam com certa facilidade, se for do interesse do colecionador, a retirada de mudas de uma planta em média a cada três anos.
Nunca dívida uma planta deixando uma das mudas com menos de três ou quatro pseudobulbos, pois isto pode enfraquecer demais a muda e até mesmo matá-la.











O ideal é replantá-las quando estiverem brotando, ou melhor, ainda, quando estiverem emitindo novas raízes. Só uma boa observação, portanto é que irá indicar a melhor época para se mexer com cada planta.
época de replantar
As Cattlyea gostam de locais bem iluminados e de preferência com um pouco de sol pela manhã ou no final da tarde. Adaptam-se a qualquer tipo de vaso, sejam eles de barro, plástico ou cestos de madeira. Podem também ser colocada em placas de fibra, casca de árvores ou mesmo em árvores vivas. Costumam guardar uma boa reserva de nutrientes em seus pseudobulbos mais velhos o que permite aguentar algum tempo sem adubação, mas é lógico que se desenvolvem e florescem melhor quando adubadas, seja com adubos químicos ou orgânicos.

Rega: as raízes precisam secar entre uma rega e outra. Por serem plantas de folhas espessas e rígidas, possuem boa resistência ao ataque de pragas. Nem por isso podemos descuidar, pois brotos novos e botões florais são facilmente atacados por insetos, fungos e bactérias.


ADUBAÇÃO: O adubo foliar é bastante indicado, mas deve ser empregado diretamente nas raízes. A aplicação quinzenal é suficiente, mas precisa ser durante o ano todo. O ideal é adubar no início da manhã. A mistura sol + adubo pode causar queimaduras nas plantas.

PRAGAS
As mais comuns são cochonilhas, pulgões, lesmas e percevejos, além de doenças causadas por fungos. Para evitar a presença deles, deve-se conservar o local dos exemplares sempre limpos e bem arejados.
O ideal também é deixar um espaçamento de 1 palmo entre uma planta e outra.
Conteúdo Protegido