Flor de Natal Poinsétias

 Época delas as Flores de Natal!
 Poinsétias
Além do pinheiro, planta símbolo do Natal, outra espécie se destaca em meio às decorações que ganham ruas, lojas e residências: o bico de papagaio, também é conhecida como Poinsétia, flor-de-Natal.
Plantada no solo ela fica como uma arvoreta, o bico de papagaio tem brácteas (folhas modificadas) macias que podem chegar a 30 cm de largura e serem vermelhas, rosadas, brancas ou mescladas. Suas folhas, porém, são ásperas e medem de 10 a 20 cm, enquanto as flores propriamente ditas são as minúsculas protuberâncias verde-amarelas na forma de cálices localizadas nas pontas dos galhos adultos.
Naturalmente, as Poinsétias ou pico de papagaio florescem no inverno do hemisfério norte, mas no Brasil, como o Natal acontece no verão, os produtores forçam o florescimento manipulando fatores como insolação, temperatura e fertilizantes.
Naturais ou artificiais, bicos de papagaio compõem belas decorações natalinas.

Em casa
Nas plantas mantidas em ambientes internos, as brácteas vermelhas resistem por cerca de seis semanas, enquanto as brancas duram, em média, dois meses. No jardim, o bico de papagaio cresce rapidamente em climas quentes, atingindo até três metros de altura em uma única temporada. São plantas ótimas, mesmo isoladas, podem ser podadas para formar ramagens mais compactas.
Se a intenção for multiplicar as brácteas em tamanho médio, é possível estimular o crescimento dos galhos cortando a ponta dos caules a cada dois meses (mas apenas do fim do inverno até fevereiro). Gostam de sol direto, noites longas e solo rico em matéria orgânica, úmido, bem drenado e ligeiramente ácido. As Poinsétias Flor de Natal se multiplicam facilmente por estaquia, que deve ser preparada no final do inverno.
Apesar de bonitos e associados à época feliz do Natal, os bicos de papagaio inspiram atenção e cuidado, pois o látex que verte do caule e dos ramos, quando cortados ou danificados, é tóxico. Assim, é importante cuidar para que crianças e animais domésticos não toquem ou mastiguem partes desta planta, nem brinquem com o “leite”.



Tenho várias plantadas em vasos
No fundo do vaso coloquei cacos de telha (pode ser argila expandida, pedra brita, etc…), para facilitar a drenagem. Na sequência, cubra com substrato, preferencialmente uma mistura arenosa e rica em matéria orgânica.
Para manter o exemplar vistoso, regue sempre ao pôr do sol. Cuide também para que esteja em um local com bastante claridade e que, de preferência, receba sol por algumas horas do dia. 


Dicas para ela ficar assim no Natal

planta é tropical e gosta de sol.

não abuse da água. Antes de regar a sua plantinha, toque na terra para garantir que ela está seca e precisa de água.

Dicas para ela ficar vermelha no Natal

Janeiro até abril, regar e adubar normalmente a sua plantinha.

Em abril deve diminuir as regas e colocá-la num lugar fresco e meia sombra.

Maio é o momento certo para podar um pouco a planta e fazer mudas se quiser. Ela vai voltar a crescer e precisa de luz novamente. Novas folhas vão brotar e utilize um fertilizante. 

Em julho volte a cortar umas folhinhas, deixe ela tomar sol, para ela se desenvolver saudável.

Em outubro é hora de preparar a sua planta para o natal. Entre as 17h e às 8h a planta não deve tomar sol, coloque ela num lugar escuro.

No fim de novembro coloque a planta para tomar sol novamente, e na metade de dezembro pare adubar.


Conteúdo Protegido