Carambola

Achei essas flores lindas! foi ver o nome era um pé de carambola!! não resisti comprei…

As carambolas crescendo (nessa fase tome cuidado com as formigas! elas adoram comer as frutinhas), 

Nessa na foto! coloquei rendinhas nas carambolas verdes, para evitar que elas despenquem antes de amadurecer.

A caramboleira é uma planta de clima tropical, quente e úmido, não tolera frio intenso, nem geadas. A carambola requer ainda boa luminosidade (mínimo de 2h) e umidade relativa do ar em torno de 80%.
A caramboleira é uma árvore pequena e vistosa fica linda para decoração de pequenos jardins, podendo ser usada no paisagismo urbano. A polpa é suave, perfumada e de sabor acidulado.O fruto pode ser consumido in natura ou na forma de geleias, compotas e sucos. É considerada medicinal, para tratamento de carência de vitaminas A e C.
Propagação:
A propagação geralmente é feita através de sementes, (as sementes são pequenas, ovais, achatadas, na cor marrom), mas também é possível fazer pelo método dar Alporquia (formação de uma muda, em um ramo ainda ligado a planta mãe, para formação de raiz), eu nunca experimentei esse método, tenho mais experiencia com a germinação de sementes (as sementes são sensíveis a germinação é baixa).
Selecionei algumas sementes saudáveis, coloquei na água para sair da dormência, e depois transplantá-las em sementeiras (quando a planta atingir aproximadamente 5 cm de altura), plantar em vasinho individuais. 
A caramboleira desenvolve-se bem em solo areno-argiloso profundo, bem drenado, rico em material orgânico.
Manter as mudas no sombreamento dos viveiros até a planta atingir uma altura média de trinta centímetros. Aclimatar gradativamente as plantas ao sol, antes de serem levadas para seus locais definitivos.
O Plantio deverá coincidir com o período chuvoso do ano, para que a planta não entre em estresse pela mudança.

meus frutos… ficam docinhas uma delicia!



Conteúdo Protegido