Azevinho





Meu amigo Olivieri tem um exemplar no quintal dele, trouxe as frutinhas vermelhas e me pediu para eu tentar germinar as sementes para ele.

Abri as bagas e retirei as sementes, em cada baga tem de 3 a 4 sementes.



Coloquei para germinar, a germinação já falei sobre isso no blog, as sementes na casca demora para abrir e as vezes não estão boas para germinar, fazendo esse processo você poderá acompanhar a germinação e descartar as sementes ruins).
Com as sementes do Azevinho tive que fazer igual as sementes de cerejeiras, (Escarificação a frio). Os frutos têm que estar vermelhos e maduros, separe as sementes da polpa.
O azevinho é uma planta nativa de climas frios. Então tentei esse processo para fazer com que a semente germine.
Depois de feito começa o teste-de-paciência, dependendo da planta pode demorar….
Lembre-se de abrir seu recipiente a cada 3 ou 4 dias para conferir a umidade. Nunca deixe o substrato secar completamente, senão o processo será interrompido. E também não encharque senão o embrião pode morrer.

Quando as raízes medirem cerca de 2 cm, já está pronto para ser plantado em um recipiente com terra adubada solo.
dia 25.01.2016 achei algumas sementes com raizinha…tive que ampliar a foto, porque elas são muito pequenas….

Um pouco sobre o Azevinho
É difícil achar uma muda para comprar aqui.
O Azevinho é associado ao Natal.
O Azevinho pode atingir entre 10 e 15 metros de altura, o crescimento é bem lento, caracteriza-se pelas suas folhas espinhosas e bagas vermelhas.
Da família das Aquifoliaceae, o Azevinho (Ilex aquifolium)
É uma planta popular também conhecido por azevim, azevinheiro, pica-folha e espinho-de-cristo, por ser uma espécie dióica, as suas folhas são acompanhadas de flores que podem ser masculinas (brancas ou rosáceas) ou femininas (globos encarnados). 
As flores abrem na primavera e entre o outono e o inverno que o Azevinho dá os seus frutos as características das bagas vermelhas, que são exclusivas das plantas femininas.



Conteúdo Protegido